sexta-feira, 16 de março de 2012

Livros que estou lendo...

Esses três livros comprei na estante virtual semana passada, o de Bobbio "A Era dos Direitos" fala sobre os direitos do cidadão, sociedade, traça um panorama histórico; o livro do meio, "Etnografia da Prática Escolar", de Marli André, distingue o método da etnografia e do "tipo etnográfico" que é o que pretendo realizar; o livro "As ideias de Paulo Freire" traz as principais contribuições do educador no que diz respeito às teorias da Comunicação imbricadas ao contexto cultural, de Venício Lima.

Este livro é da Bilbioteca, é uma dissertação de mestrado do Instituto de Medicina Social da UERJ, que consistiu em realizar uma observação etnográfica de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Achei interessante, para além de ler os conceitos da Etnografia, ler um relato etnográfico, em si.

Este livro trata de dois assuntos que me interessam: narrativas e saúde mental! Além disso, está também embasado nas teorias antropológicas, e traz conceitos interessantes como o da "experiência" saúde/doença.

Este é um clássico da Antropologia, Geertz formulou o conceito de "cultura" mais aceito atualmente, e é o conceito que será utilizado na minha dissertação. Este livro traz grandes contribuições aos pesquisadores que vão "a campo"!!

Rede Unida - Congresso

Olá amigos e amigas,
Hoje recebi mais uma boa notícia! Tivemos nosso trabalho (mais um) aceito no Congresso Internacional Rede Unida, "Rádio Revolução FM - Comunicação para a cidadania"(apresentação oral), e o outro "Fóruns de Comunidade do Orkut como espaço de educação e participação sobre tuberculose: observação etnográfica virtual" (resumo expandido e apresentação oral), ainda tem um outro que está sendo avaliado, aguardamos a resposta.
Agradeços aos co-autores que colaboraram na escrita dos trabalhos, ao colega Thiago Petra, prof. Nilson Bahlis e prof.Valdir Oliveira!!! Parabéns a todos!!!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Sem AMOR, eu nada seria...


http://youtu.be/AKqLU7aMU7M

III Congresso Internacional da SPESM (Sociedade Portuguesa em Enfermagem em Saúde Mental)

Aquele congresso que fui ano passado...
III Congresso Internacional da SPESM: Da Investigação à Prática Clínica em Saúde Mental; 10 a 12 de Outubro de 2012; Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz, PORTO – PORTUGAL.
Aproveito para postar o link dos Anais do Evento em 2011, tem um artigo meu e do prof. Valdir da pág 240-247.
http://books.google.pt/books?id=3TrU6e1US5EC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false

Mais um...III Congresso Brasileiro de Saúde Mental!!

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, a se realizar nos dias 07 a 09 de junho de 2012, no Centro de Convenções do Ceará, resultou da parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME- Nacional), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família, Práticas de Saúde e Enfermagem (GRUPSFE - UECE), o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Santa Catarina (GPPS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e muitas outras instituições e entidades.

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental surge com o tema "Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política" e traz no seu conteúdo o contexto de uma cultura local, regionalizada, mas que se articula e contribui com a diversidade no campo da saúde mental no cenário nacional e internacional. Com uma visão sobre a subjetividade dos usuários e o desafio de fomentar uma atenção à saúde mental de qualidade, propõe um encontro entre os diversos atores sociais - gestores, trabalhadores e usuários - para maturidade da produção científica na área e também para anunciar uma luta política frente à necessidade de se definirem novos rumos para a Saúde Mental.

http://www.congresso2012.abrasme.org.br/

Reativando o blog!

Olá pessoal,
Depois de um período acadêmico produtivo e intenso, isso, estou falando das "férias", retorno às postagens desse blog!
Como balanço do meu percurso até aqui, tenho muito a agradecer e "correr".
O fato é que os Congressos pelos quais tenho participado e os trabalhos enviados para os mesmos propiciaram um certo distanciamento, ao ponto que, lendo os resumos, textos, pude verificar que o caminho que estava indo NÃO era o que eu queria. Então...puxei o freio de mão e agora estou reformulando todo o meu projeto. O que a princípio parece se uma coisa ruim (sobretudo porque pretendia estar qualificada até fevereiro de 2012), na realidade, vejo de forma positiva, pois agora estou seguindo o rumo que julgamos (eu e orientador) ser o mais adequado à pesquisa.
Outro fato positivo é poder trocar, conversar, aprender nesses encontros científicos. Poder conversar (pessoalmente) com os autores que admiramos, ou como diz Efraim Rodrigues (2007), com "nossos amigos unilaterais", é tudo de bom!
E a próxima parada...ALAIC, Montevideo!!!! E o Congresso Internacional Rede Unida, Rio de Janeiro.
Encerro a conversa de hoje com um PROBLEMA DE PESQUISA, para reflexão de todos:

sexta-feira, 9 de março de 2012

Palestra de Fausto Neto "Midiatização da Saúde" no ICICT 09 de março 2012

Estamos aqui na palestra do Prof. Fausto Neto, com um tema muito pertinente às nossas preocupações de pesquisa! Vai começar...

Enviado do celular