terça-feira, 16 de agosto de 2011

Participem desta campanha!!

Valores

Minha mãe chegou contando que ouviu uma conversa na farmácia, uma mulher falava assim:
"sacanagem, o cara foi morrer logo na Ponte (sobre o acidente que houve na Ponte Rio-Niterói, um atropelamento que aconteceu por volta das 5 da manhã e gerou um congestionamento até a tarde), porque ele não morreu na casa dele? Agora o trânsito fica assim engarrafado, atrasando a vida de todo mundo"...
alteridade: 0
solidariedade: 0
desconfiômetro: 0
Dava vontade de perguntar: a senhora sabe onde vai morrer por acaso? e se a senhora morresse no meio da rua, a senhora ia gostar que falassem "tira o corpo dessa mulher dai para nao atrapalhar o trânsito!", perguntaria ainda: qual é o valor da vida?
Os valores estão em xeque...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por você...

Hoje fui fazer endoscopia, preferi fazer SEM ANESTESIA, porque tenho receio de ser a aquela "minoria" da estatística de pessoas que sofrem de reação ao anestésico (prefiro correr este risco em situações extremamente importantes - apesar que essa era..rs), a técnica em enfermagem me perguntou "sem anestesia mesmo?" e eu disse: "Agora que sou mãe, sou mais cautelosa (medrosa)!"
Meu Deus, QUE DOR! As lágrimas percorriam meu rosto, meu amor estava lá comigo...apertei tanto o braço da enfermeira...como esses profissionais são importantes! Quando procuramos um atendimento médico também queremos 'cuidado', e ela cuidou...Ela disse: "Corajosa você hein!" hehehe
Enfim...escrevi isso porque queria frisar o quanto eu queria estar de volta para casa, minha família e MEU FILHO, e por isso, fiz endoscopia sem anestesia! Isso me lembra aquela música "Por você" do Barão Vermelho.
Tem outra mensagem que gostaria de postar sobre filhos:

"Filhos são do mundo...

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.

Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.

E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!"
AUTORIA DESCONHECIDA

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver " José Saramago

Universidade Federal do Sul da Bahia perto de virar realidade

Por: Sulbahianews/Ascom - 13/05/2011 - 14:21:14
A criação de mais uma universidade federal na Bahia pode transformar um antigo sonho dos habitantes, vereadores, lideranças e de prefeitos de dezenas de municípios das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia em realidade ainda este ano.
Numa reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, hoje em Brasília, os deputados federais Valmir Assunção, Geraldo Simões, Amaury Teixeira, Nelson Pelegrino (PT-BA), Daniel Almeida e Alice Portugal (PC do B) discutiram a possibilidade da Bahia ter mais uma universidade federal multicampi, na Região Sul ou Extremo Sul do Estado.
O pleito dos deputados, conforme garantiu o ministro Haddad, vai ser apresentado dentro de 30 dias à presidenta Dilma Roussef, incluindo um plano de expansão universitária que estará somado à Universidade Federal do Sul e Extremo Sul.  “A bancada dos deputados federais da Bahia vai pedir uma audiência com o governador Jaques Wagner para que o Governo fortaleça e defenda a nossa reivindicação junto à presidenta Dilma”, disse o deputado federal, Valmir Assunção.
Extremo sul
O ministro Haddad ainda informou que existe uma discussão para criar uma universidade que contemple o extremo sul da Bahia, o norte do Espírito Santo e o norte de Minas Gerais. De acordo com Valmir, “essas duas propostas permitem afirmar que demos um passo importante para a implantação da Universidade do Extremo Sul do estado”.
Para Valmir, que é natural de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, tudo leva a crer que o pleito dos baianos será atendido pela presidenta. “É um antigo sonho dos municípios do Extremo Sul, pois a implantação de uma universidade na região é fundamental e vai trazer o desenvolvimento para milhares de jovens da região”, completou.
http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=9566#

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Polícia prende traficantes foragidos do Alemão dentro da Fiocruz - O Globo

Apresento crachá ou identidade ao entrar...e pensava que estava em segurança! Eles é que estavam seguros!!!rss

Polícia prende traficantes foragidos do Alemão dentro da Fiocruz - O Globo
oglobo.globo.com
RIO - Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam cinco traficantes, na madrugada desta quarta-feira, nas instalações da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, na Zona Norte do Rio

LEITURAS QUE MEXERAM COMIGO:



GUERRINI JR, I. LOUCOS POR DIÁLOGO: um estudo comparativo de programas de rádio produzidos por pessoas com transtornos mentais no Estado de São Paulo, Faculdade Cásper Líbero, Doutorado em Ciências da Comunicação (USP) 2009.
COMENTÁRIO:

SANDER, J. (2010). A caixa de ferramentas de Michel Foucault, a reforma psiquiátrica e os desafios contemporâneos. Psicologia & Sociedade, 22(2), 382-387.
COMENTÁRIO:

SOARES, I.A. Comunicação e Saúde Mental: a Democratização dos Meios Comunicacionais como Veículo de Reconstrução Identitária. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2004, 24 (4), 12-21.
COMENTÁRIO:

STREPPEL, F.F. Potência Mental no ar...Exercícios de esquizo-radiofonia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em psicologia social e institucional. Porto Alegre, 2011.
COMENTÁRIO:

TALEIKIS, P.U. O trabalho como estratégia de desinstitucionalização e emancipação na Saúde Mental. Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: São Paulo, 2009.
COMENTÁRIO:

YASUI, S. Rupturas e Encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. [Coleção Loucura & Civilização] Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
COMENTÁRIO:

ARAÚJO, I.S. Mercado Simbólico: um modelo de comunicação para políticas públicas. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.8, n.14, p.165-77, set.2003-fev.2004.
COMENTÁRIO:

CALDAS, B. F.T, SANTOS, C.C, TOLEDO, F.M, ROCHA, I. S, BURGARELLI, S.R. Estruturação dos serviços substitutivos e concepção ampliada de rede: a contribuição dos Núcleos de Mediação e Cidadania para a efetivação de direitos do louco.
COMENTÁRIO:

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Primeiro dia de aula do segundo semestre - Mestrado

Diante de tantos trabalhos, posso afirmar que não tivemos férias, mas pelo menos não tivemos que ir a semana toda à Fiocruz...isso já é alguma coisa ...
Apesar de que, com minha vida acadêmica atribulada...na verdade nunca deixei de ir à Fiocruz, pois tive aulas no IOC o mês inteiro, uma vezinha na semana...para não perder o costume!rsrs
Bem, mas o assunto do post é que hoje (re) começaram as aulas do mestrado! Adorei este primeiro dia com a aula dos profs. Nilton e André. Creio que estas aulas serão indispensáveis para o meu projeto!
beijos a todos e todas