terça-feira, 29 de março de 2011

Dica quente!

Para quem estava querendo um local fazer up load dos arquivos e postar no blog, minha dica é o SCRIBD
Aproveito para compartilhar um artigo meu publicado...
Educomunicação: Importância da Apropriação dos Media (rádio) no Exercício da Educação Ambiental
e Cidadania na Comunidade.
Educomunicação: Importância da

sábado, 26 de março de 2011

Indicações de leitura

Para ajudar a entender a obra de Canguilhem:

A psicologia na saúde: entre a clínica e a política
Laura Belluzzo de Campos Silva
http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v17n1/v17n1a06.pdf

Georges Canguilhem e a psiquiatria:
norma, saúde e patologia mental
Fábio Luís Ferreira Nóbrega Franco
http://www.fflch.usp.br/df/site/publicacoes/primeirosescritos/07.Fabio_Luis_Franco.pdf

Para quem quiser conhecer um pouco mais...

Amigos, tenho um  "canal" no youtube, que de tempos em tempos eu posto alguns vídeos caseiros, quem quiser conhecer mais meu baby é só visitar:
http://www.youtube.com/user/danyotima
jan 2011
http://www.youtube.com/user/danyotima?feature=mhum#p/u

26 de março: Dia que coloquei o blog em dia!

Hoje, dia 26 de março foi o dia que pude colocar as postagens em dia, pois durante a semana fiquei sem internet em casa. Por isso as postagens, em sua maioria estão datadas com o dia de hoje.
Agora, vou dar atenção à família, à Canguilhem e aos textos de Moose e Bastos...
Amanhã, dia 27 de março é o aniversário do meu maridão!!

Seminário Internacional Acesso livre ao conhecimento

Seminário Internacional Acesso livre ao conhecimento
http://www.ensp.fiocruz.br/acessolivre/index.php/seminario_acessolivre/inscricao

Fiocruz pra você 2011

Fiocruz pra você 2011: interessados já podem enviar propostas


O Núcleo de Eventos do IOC já recebe propostas relativas a atividades no evento Fiocruz pra você 2011. O formulário pode ser baixado aqui e deve ser enviado ao Núcleo de Eventos através do email eventos@ioc.fiocruz.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , até 05 de abril.

A próxima reunião para a organização do evento será realizada dia 06 de abril, às 14h, na sala 117 da Biblioteca de Manguinhos. Para o avanço da organização, com relação a formatação da feira, é preciso que as propostas já estivessem encaminhadas.

As propostas deverão conter:
- Descrição da atividade
- Forma de apresentação
- Justificativa
- Público a ser atingido (faixa etária)
- Necessidades

O Núcleo de Eventos lembra que o objetivo é manter o padrão de unificar atividades dentro de determinado espaço ou grupo. O Núcleo fica no Pavilhão Gomes de Faria, sala 212. Os telefones são: 2562-1480 e 2562-1475.


23/03/11

Aprendendo no caminho...

Sabe-se que para além das universidades, os pubs, bares e cafés são locais fecundos para trocar idéias, fazer parcerias, conhecer pessoas, fazer o network, ter insights. No meu caso, este local é o ônibus, pois embora não esteja trocando idéias com meus pares (científicos), ouço as pessoas, vejo a vida como ela é, conheço histórias e tenho tempestade de idéias, é muito legal! Viajo sempre com um papel e caneta à mão para anotar alguma coisa interessante.
Adoro as conversas com motoristas, cobradores e suas histórias, um dia contarei algumas aqui!

Dores e delícias de estar no mestrado


21/03/2011- Aula de Estellita: preciso de “letramento” urgente para entender o que ele fala! Ele comenta modestamente “Vocês precisam conhecer toda obra do Canguillhem, de preferência na língua original”; faz piadas acadêmicas que quase ninguém entende, fala apaixonadamente dos filósofos, conta as anedotas (histórias dos bastidores da História), ri entusiasmado ao falar de autores que gosta. Este Estellita é um gênio!
(OBS: Agradeço às colegas que ouviram meu desabafo sobre a pera da minha gatinha)

....

Minha gatinha não voltou e sei que alguma coisa aconteceu, pois ela nunca passou um dia fora. Eu ia escrever uma homenagem a ela, mas acho melhor calar minha dor e somente agradecer a Deus a sorte de ter convivido com este anjo em corpo de gata. Ela me deu muita força durante os estudos do mestrado, ficava ao meu lado todo o tempo (dormindo), e sempre me deu alegrias, sobretudo em momentos difíceis (como os primeiros dias depois do parto). Tenho sonhado com ela todos os dias.
Te amo, minha Menina Linda. Está difícil sem você aqui.
[tô chorando]




Obs: às vezes me sinto mal em estar triste com minha família estando com saúde, penso no sofrimento que a humanidade sofre em todo mundo, mas o que seria da gente se não tivéssemos esses animais, nossos bichos de estimação, que alegram nosso viver?

Texto em homenagem ao meu gatinho que sumiu em 2009, *Dundee* http://danyotima.blogspot.com/2009/04/ha-alguns-anos-apareceu-em-nossa-casa.html

Site bacana

Portal Governo- Saúde mental http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=925

Pesquisas

Hoje eu surtei e baixei 52 artigos para ler sobre “Comunicação e Saúde Mental”. NEURAAA!

Viagens de ônibus

Amo as paisagens que vejo no trajeto para Fiocruz: Niterói e Rio de Janeiro- lindas demais!


 


Sintomas que apontam que estou muito tempo na Fiocruz:

  • A TV que vejo é a “bus mídia” com os resumos da programação da Globo, e quando chego em casa estranho a falta das legendas durante o telejornal;
  • Coloco o papel no assento sanitário de casa;
  • Quando no ônibus, pego o crachá ao invés do bilhete único,
  • Sair da Fiocruz com a noite caindo e pensar que dormir no castelo não seria uma má ideia...
Mas, se a noite no Castelo for tão animada quanto o filme "Uma noite no museu" - eu tô dentro!!

Atividade física e Mestrado


Quando o 48 me deixa em São Francisco, eu tenho que correr do outro ponto para pegar o 1001, e vivo um dilema: se quando eu solto do 48 e o sinal está aberto, tenho a vantagem do sinal da outra pista (1001) estar fechado (chance de pegar o 1001), mas corro o risco de ser atropelada ao correr pro outro ponto; se o sinal de onde o 48 me deixa está fechado, atravesso numa boa, porém o trânsito do 1001 está aberto e como a lei de Murphy rege o universo, sempre o Galeão passa nessa hora, daí preciso contar com a boa vontade do motorista, que já me vê correndo, vindo de lá...muitos param, outros não...
Quando as aulas do mestrado começaram, comprei um sapato bem confortável (duraflex) para essas atividades físicas diárias, pois, “malho” braço e perna dentro do ônibus (para me equilibrar nas manobras, nos empurrões e amassos, me manter em pé, etc) e corro para pegar os ônibus e dentro da Fiocruz -pois tenho aulas no IOC também, no último pavilhão- sabe a ENSP? Então...é depois.
Com isso concluo que estou seguindo o conselho da profª Inesita (fazer atividades físicas), me considero uma maratonista urbana!

As vezes eu fico me perguntando:

O que o povo ouve no mp3? O que o rapaz ao meu lado está lendo? Por que o funkeiro não usa o fone de ouvido peloamordedeus? Por que o motorista não parou pra mim?

Amasso com estranhos

Dois corpos não ocupam o mesmo espaço.
Tem dias que o ônibus está feito lata de sardinha, o ônibus cheio, para no ponto e sobe mais gente, eu penso “meu Deus onde este povo vai ficar?”- daí passa uma mulher e pede “Licença”, eu digo, pode empurrar, não tenho como dar espaço, pois o espaço que disponho é o que meu corpo ocupa”, aí começam os “amassos”...Passa um e fala “licença” e hummmm, rala na gente, outro vem e dá um amasso e fala “desculpa”, outro fica tão colado que fica respirando no nosso pescoço...é uma intimidade com estranhos que só...Evito até contato visual para não ter vínculo sabe...
Mas é isso mesmo, vamos levando na esportiva e curtindo esse “calorzinho humano”, o ano está só começando!!!


No ônibus...

O engarrafamento está bombando. Não paro de olhar no relógio. Saio de casa com 2:30h de antecedência, pois 1:30h é o tempo de viagem, mas as 1h extra são para “curtir” os engarrafamentos e imprevistos e não me atrasar.
Abro a mochila para pegar um texto para aproveitar o tempo disponível (pois eu conto com este tempo do ônibus para ler, dormir, me organizar, relaxar, ouvir música) e o cheiro de comida toma conta do ambiente...Fecho a mochila rapidamente, antes que as pessoas percebam que estou levando macarrão com molho de tomate, almôndegas e salada. Olho pros lados e penso: “Será que este cheiro veio da minha mochila ou de outra por aí?”- abro de novo, pego o texto e já tenho a certeza de onde está saindo o aroma...

Por que ninguém senta ao meu lado?

No ônibus...
Várias cadeiras ocupadas, a pessoa roda a catraca, e começa a procurar lugar (entre os poucos), olha pra mim e passa direto. De novo, e de novo...finalmente alguém senta, mas só quando este lugar é a última opção. Porque ninguém senta no meu lado? Sou feia? Rsrs

Triste...

19/03/2011- Minha gatinha linda sumiu, minha companheira de todas as horas...estou muito triste mas com fé que ela reapareça...

Ótima notícia

17/03/2011- Depois de ir e vir várias vezes à secretaria pedir informações, muitas orações... hoje a grande notícia!
OBRIGADA meu Deus, a Profª Inesita, às secretárias e todos que ajudaram de alguma forma! Toda luta vale a pena!




O que me motiva nos momentos difíceis...

A jornada é dura: casa, filho pequeno, marido, 2 especializações e um mestrado. Quando bate o cansaço e o sono, para me recompor e reanimar eu lembro de algumas coisas:
  • Que tenho um objetivo maior, de vencer na vida, ter conforto, trabalho, realização;
  • A dificuldade que foi passar no mestrado e o valor que devo dar em estar ali;
  • A felicidade em sair de casa, deixando meu filho com minha mãe (despreocupada, pois ele está em boas mãos), para ir estudar no lugar que sempre sonhei FIOCRUZ, aprender com os melhores, o conhecimento, e voltar (mesmo pegando 2 ônibus pra ir e 2 pra voltar) para reencontrar minha família me esperando, todos com saúde, é uma dádiva;
  • Uma frase “Wadinho” Cruz “Não esmorecer para não desmerecer” - este foi meu lema enquanto estudava pros mestrados;
  • Mas uma das coisas que bate forte para me reanimar são as palavras das profª Inesita e Maria Christina logo na primeira semana de aula: “responsabilidade, pontualidade, produção bibliográfica, pontos que devemos honrar a CAPES, etc, etc...”
Isso me desperta de um jeito que eu começo a estudar, ler e a vida segue, meu marido diz que do jeito que eu sou Caxias (será?), que vou pirar! Daí eu pensei...eu Caxias? Em parte sim, mas a parte que arruma o guarda-roupa definitivamente não! Só não posto aqui a foto para não pegar mal pra mim...mas para exercitar a imaginação, descrevo: parece que as roupas estão numa máquina de lavar ligada!rsrs (OBS: Mas no momento está arrumadinho, organizei no primeiro dia de aula, inspirada na nossa colega Luciana!)
Minha família (agosto 2010)
Minha mãe, Ana, eu, meu filho Pedro Jorge, meu maridão Jorge (Magoo)

Gentileza gera Gentileza

Para chegar ao ICICT, preciso pegar dois ônibus: o 48, que me leva do meu bairro até São Francisco, e o 1001, que me leva de Niterói à Av. Brasil.
Neste trajeto já conheci pessoas, vivenciei ônibus quebrado, pneu furado, pedrada no retrovisor, engarrafamentos intermináveis, etc...Muitas vezes eu venho em pé e nem sempre por não encontrar assento vago, mas simplesmente por não admitir que gestantes, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais venham em pé...como sempre tem alguém com essas características, raramente eu sento.
Outro dia uma senhora me contou que viajou em pé, no ônibus lotado, cerca de 50 minutos (todo o trajeto do ônibus), perguntei por que ela não pediu o lugar de direito, ela disse que as pessoas fingiam não vê-la e ela se sentiu envergonhada em exigir seu lugar.
Antigamente eu criticava não só aqueles que não cediam o lugar, mas também aqueles que não reivindicavam o mesmo, entretanto, durante minha gestação senti esta “invisibilidade”, a falta de solidariedade e o constrangimento na pele. Com o passar da gestação, passei a reclamar meu assento no ônibus, preferências em filas e creio que nossa postura deve ser essa: reivindicar nossos direitos, fazer nossos deveres em todos os âmbitos da vida.
Finalmente, acredito que assim como a honestidade, ser gentil é nosso dever e obrigação!


quinta-feira, 24 de março de 2011

Palestra Nita Freire no IOC!!

Palestra MARAVILHOSA com a profª Nita Freire! Ela é ótima, muito espirituosa...
Conversei rapidamente com ela e disse:
-"ôh Professora, tenho que te dizer uma coisa, eu sou APAIXONADA por Paulo Freire! Será que  a sra. poderia escrever uma mensagem para que eu coloque na contracapa do meu livro?"
Resposta de Nita Freire: -"Como assim, apaixonada pelo meu marido? ah, não pode não...(risos)"
-Replica:"-Desculpe, eu sou apaixonada pelas obras dele, pelo conhecimento que ele nos proporciona..."[morta de vergonha]....
Continuei...-"Ao ler a obra de Paulo Freire, eu só falava sobre os novos saberes e conceitos tratados por ele, e meu marido falava "ah, você só fala em Paulo Freire!", a partir desta conversa ela escreveu:


[tradução: Danielle, continue amando Paulo mesmo com os ciúmes de seu marido!]
Como uma das possibilidades do meu trabalho é analisar as narrativas dos usuários de Saúde Mental que utilizam a rádio sob a perspectiva Freireana, contei a ela essa ideia, que então me passou o cartão com seus contatos, vou mandar minha dissertação!



Fotos de GUTEMBERG BRITO, FOTÓGRAFO DA FIOCRUZ (Obrigada!)

O lado intelectual e humano de Paulo Freire


Com uma palestra de uma hora e meia – que de tão leve passou voando –, Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, abriu na sexta-feira, dia 18 de março, o Ano Acadêmico e o ciclo do Centro de Estudos 2011 do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Alternando informações fundamentais sobre a pedagogia freireana com histórias sobre a vida do educador, Nita envolveu completamente os mais de 120 presentes, sem nem precisar de uma apresentação de slides.
                                                                  Gutemberg Brito

Nita Freire: “Não podemos estar certos das nossas
 certezas, temos que problematizar e a pergunta é
um instrumento pedagógico fundamental"

A educadora explicou que para Freire a educação é um ato político. “Não existe uma educação neutra, ela tem caráter político e é dirigida a classes sociais. No Brasil, durante décadas não se fez educação para os excluídos”, reclamou.

Alguns pontos fundamentais para Freire, disse ela, foram a problematização, criticidade e o dialogismo na educação. Nita explicou que no processo educacional é preciso problematizar as questões. “Não podemos estar certos das nossas certezas, temos que problematizar e a pergunta é um instrumento pedagógico fundamental. Desde o aluno primário até o presidente da república deveriam se autoquestionar”, defendeu.

“A criticidade deve ser incentivada, precisamos buscar uma consciência crítica”, disse ela, acrescentando, porém, que este não é um caminho fácil. “O processo de aprendizagem não é indolor, mas o descobrimento do saber é uma imensa alegria. É como o processo de começar a caminhar: você consegue ver a alegria no rosto da criança.”

Sobre o dialogismo, Nita explicou a importância do diálogo entre o educador, o educando e o objeto em análise, com um exemplo do início da carreira do marido, ainda em Recife. “O Paulo resolveu largar Direito, porque achava que nunca ia conseguir defender alguém que ele soubesse culpado, e foi dar aulas para funcionários da indústria, no Sesi de Recife. Ele ficava muito chateado porque todo mundo dormia. Ele dizia: eu estudo Piaget e todo mundo dorme. Então ele resolveu mudar o foco e, ao invés de fileiras de cadeiras, resolveu adotar círculos de alunos e a perguntar sobre as aspirações e a vida de cada um deles. Deu certo”, contou.

Antes de prometer voltar ao IOC para uma palestra apenas sobre o seu caso de amor com Paulo Freire, Nita, a única preocupada em não estourar o tempo de sua apresentação, lembrou que um gongo mudou a vida do educador. “Ainda no segundo grau, ele estava na dúvida se seria cantor ou professor. Ele foi a um programa de rádio em Recife e no meio da música soou um gongo, desclassificando-o. Mudou a vida dele”, diverte-se ela contando.

Não só mudou a vida de Paulo Freire, que completaria 90 anos de nascimento este ano, mas a de milhares de outros brasileiros.
                                                                 Gutemberg Brito
Alternando informações sobre a pedagogia freireana
com histórias sobre a vida do educador, Nita
envolveu completamente os presentes
Educação: missão do IOC

Presente à cerimônia, a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, destacou algumas ações do ensino do IOC, como os projetos de estágio curricular para graduação, de iniciação científica e os cursos de férias, dentre outros. “O Ensino está na missão e na visão de futuro do IOC, fazemos a formação desde pesquisadores até alunos do segundo grau, e ainda promovemos atividades de extensão universitária”, destacou, acrescentando que, assim como defendido por Freire, não há educação fora da cultura e da sociedade.

Novo espaço

Já o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou a importância da emoção e da vivência de cada um para o sucesso do processo educativo, um dos pontos chaves da pedagogia freireana.

Ao lado da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa, Gadelha prometeu o aluguel por quatro anos de novas instalações para o Ensino do IOC, com uma estrutura modular que contaria com 300 m2 em dois andares.

O espaço, uma reivindicação feita no Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do IOC, contará com cinco salas de aula, espaço de convivência, sala de professores, copa e banheiro. Por questões burocráticas, o presidente da Fiocruz não pode precisar em quanto tempo cumprirá a promessa, mas disse que esta é uma prioridade para a presidência.

Formatura dos Mestres e Doutores de 2010

Os 115 mestres e doutores formados em 2010 foram representados pelos discursos de seis alunos. Marcio Pavan, representante geral dos discentes, destacou que de dois anos para cá os estudantes tiveram uma atenção especial dentro do Instituto, podendo opinar e contribuir ainda mais nas ações de ensino da instituição. “Agora, formados, devemos levar o nome da Fiocruz adiante e representar bem o país”, disse.

Os representantes de cada um dos programas foram: Ana Carolina Guimarães (Biologia Celular e Molecular), Juan Camilo Sanchez (Biologia Parasitária), Eugênio Damasceno Hottz (Medicina Tropical), Leda Glicério (Ensino em Biociências e Saúde) e Monete Gomes (Biologia Computacional e Sistemas).

21/03/11

BIBLIOTECA INCIPENTE...

Meus queridos colegas...
Compartilho com vocês os livros da minha pequena biblioteca, MUITO "inter, multi e trans" disciplinar (hehe), comecei a formá-la na graduação muito timidamente e agora, de uma ano pra cá, tenho adquirido alguns livros e revistas das mais diversas áreas, sobretudo depois de conhecer a Estante Virtual, site que reúne acervo de sebos de todo o Brasil: http://www.estantevirtual.cohttp://www.estantevirtual.com.br/m.br/ , indico!




Vários artigos reunidos, muito bom!

Citado no artigo Olga Pombo, adoro!

Não li ainda!

Me interessei ao ler o livro de Inesita, citações Bourdieu.
ótima leitura! Eu ia falar sobre este livro na aula de Regina Marteleto.

Essencial!

Pra quem gosta da área de Educação!

esse é meio chato...zZZzzz (tomara que ninguém aqui seja parente do autor!) rss

Meu sonho de consumo...Ganhei do meu amor esta semana!!!

Conta os bastidores do mundo acadêmico, me ajudou bastante nas seleçoes de mestrado da vida!

ótima leitura!

Essencial para educdores em Ciências!

Um pouco de fantasia, pois ninguém é de ferro né?rsrs (leio antes de dormir)
e este livro que eu acho indispensável para minha vida, indico demais!